-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 4488 m²
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu, Rasmus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na extremidade de Sundmolen em Copenhague, a nova sede de 4.488 m2 do BIG se destaca entre armazéns e infraestruturas marítimas. Concluído na primavera de 2024, o projeto é um dos primeiros exemplos concretizados da abordagem integrada LEAPP do BIG – uma colaboração entre as equipes internas de Paisagismo, Engenharia, Arquitetura, Planejamento e Design de Produto do BIG. O edifício é feito de concreto Uni-Green desenvolvido em estreita colaboração com a Unicon. Localizada em um píer estreito no bairro Nordhavn de Copenhague, a nova sede do BIG é uma estrutura de 27 metros de altura e 7 andares, ancorada na herança industrial do porto.
Após dois anos de construção em colaboração com LM Byg, Unicon, Energy Machines, El-Team Vest, Eiler Thomsen e HB Trapper, o edifício é o lar dos 300 funcionários do BIG que vivem em Copenhague. Projetado para alcançar o DGNB Gold, o edifício integra sistemas de energia solar e geotérmica que contribuem para uma dependência de 60% de energia renovável. Combinado com estratégias de design passivo, como ventilação natural, o sistema de energia geotérmica fornece 84% da demanda de aquecimento do edifício e 100% da demanda de resfriamento.
O edifício incorpora a primeira aplicação do concreto Uni-Green, desenvolvido em colaboração com a Unicon, onde uma parte do clínquer do cimento é substituída por argila calcinada e preenchimento de cal, representando uma redução de CO2 de aproximadamente 25% em comparação com uma mistura de concreto tradicional equivalente. Testado e desenvolvido durante a construção, a sede do BIG se destaca como um testemunho da durabilidade e potencial do Uni-Green, além de ser um projeto pioneiro não apenas em termos materiais, mas também em métodos de construção - ampliando os limites das possibilidades do concreto. "A ideia por trás do LEAPP é uma prática arquitetônica como um corpo interdisciplinar de pessoas e conhecimento - LEAPP sendo o acrônimo para Landscape, Engineering, Architecture, Product e Planning.
Cada aspecto do LEAPP esteve envolvido em nossa sede, incluindo o planejamento, o design de produto ou o empilhamento muito complexo dos elementos de concreto. Por causa da forma como é projetado, ele possui apenas uma coluna em todo o edifício. Uma série de granitos e mármores escandinavos são empilhados entre as vigas e tudo o que resta são essas paredes de concreto apoiadas umas nas outras. Cada andar tem acesso a um terraço externo que se conecta aos outros terraços acima e abaixo. É possível caminhar da cobertura até o térreo. Isso cria vistas incrivelmente emolduradas enquanto você se move pelo edifício – às vezes você vê um fragmento da comunidade de Nordhavn, outras vezes vê a água, às vezes uma vista emoldurada dos moinhos de vento em Middelgrunden." - Bjarke Ingels, Fundador e Diretor Criativo, BIG – Bjarke Ingels Group
Ao entrar pelo acesso principal através de uma porta de vidro de 3 metros de altura, os BIGsters e convidados estarão em um espaço piranesiano, onde a vida interna do edifício se revela através de vistas diagonais até o último andar, conduzidas por uma escada central em ziguezague de aço escurecido, conectando todos os sete andares, tanto visual quanto fisicamente. Uma única coluna de pedra estrutural composta por seis tipos diferentes de rocha – variando de granito denso na parte inferior a um mármore poroso na parte superior – forma um totem no coração do espaço aberto, que gira em cada andar para se alinhar com a viga que está sustentando.
Na fachada, uma escada de 140 metros de comprimento em espiral gira em torno do edifício, da cobertura até o cais, proporcionando a cada andar um terraço enquanto permite o movimento entre os andares ao longo da parte externa do edifício. A escada também funciona como uma saída de emergência adicional, liberando o interior da obstrução do núcleo tradicional. Um elevador, subidas verticais e uma escada de saída secundária menor foram deslocados para a borda norte do edifício, deixando as áreas de trabalho o mais abertas possível, incluindo tanto a oficina de maquetes quanto as salas de reunião, onde podem aproveitar a luz.
Aos pés do edifício, a equipe de paisagismo do BIG transformou uma antiga área de estacionamento em um parque público de 1.500 m2, inspirado nas praias arenosas e florestas costeiras da paisagem dinamarquesa. Em direção ao norte, árvores nativas, como pinheiros e carvalhos, protegem contra os ventos fortes do porto. Em direção ao sul, áreas com pedras e madeiras foram criadas para apoiar a criação de um habitat para a biodiversidade, assim como uma superfície macia para brincadeiras e relaxamento.
Escondida entre as árvores, uma escultura do artista americano Benjamin Langholz intitulada "Stone 40" surpreenderá e envolverá visitantes de todas as idades. A escultura consiste em 40 pedras dispostas em forma espiral, atuando como um caminho lúdico que desafia os sentidos. Ao longo da escada externa que envolve a sede, espécies de árvores, arbustos e ervas tolerantes ao vento são plantadas, assim como os temperos utilizados pelos chefs na cantina do estúdio. O terraço na cobertura, com piso de madeira feito por um fornecedor local, continua o tema dos materiais naturais para criar uma conexão holística entre o espaço urbano e a arquitetura, enquanto oferece aos funcionários e convidados uma vista única da cidade e da água.
"Na extremidade de Sundmolen em Nordhavn, transformamos o que era uma antiga área de estacionamento em um 'parque de praia' de 1.500 m2 – uma joia escondida no coração da cidade. Inspirados pelas belas paisagens costeiras da Dinamarca, imaginamos um lugar onde as pessoas possam relaxar, brincar, pescar e se conectar com a natureza. O parque reflete o que teria crescido naturalmente aqui antes do surgimento do porto, tornando-se uma homenagem ao passado e ao futuro. Ao preservar o caráter industrial do local e fundi-lo com a paisagem costeira dinamarquesa, ele oferece um espaço vivo onde a natureza e as pessoas prosperam juntas. Esperamos que se torne uma parte duradoura das memórias dos visitantes e um exemplo de natureza habitável." - Giulia Frittoli, Sócia e Chefe do BIG Landscape, BIG - Bjarke Ingels Group.